Brooklyn 99 tornou-se numa das minhas séries favoritas de sempre

2.3.19



Num dos infinitos scrolls que estava a fazer no Twitter, encontrei este vídeo, onde uma das personagens principais, Jake Peralta (Andy Samberg), obriga os suspeitos de um crime a cantarem Backstreet Boys para identificarem o culpado. Com apenas 1:17 minutos, Brooklyn Nine-Nine conquistou-me por completo. Na altura, contudo, eu não podia saber que aquele momento era apenas a ponta do iceberg, e que ao começar a ver esta série de comédia hilariante passaria a considerá-la como uma das minhas favoritas de sempre. 



Eu gosto muito de séries de comédia, mas são poucas as que me conseguem fazer mesmo rir desalmadamente. A última que o conseguiu fazer foi Community (2009-2015), um programa sobre um grupo de estudantes numa universidade comunitária que ainda hoje gosto de rever. Brooklyn 99 começou em 2013, esteve em risco de ser cancelada pela FOX, sendo mais tarde resgatada pela NBC (o mesmo canal onde Community se estreou, ahem) e relata o dia-a-dia de um grupo de polícias numa esquadra em Brooklyn, Nova Iorque. 

Esta série é tão popular precisamente por ser tão diferente. Os críticos apontam-na como dos melhores programas de comédia que fogem aos estereótipos, que fazem humor sem ser ofensivo e que, no meio disto tudo, conseguem ser representativos da verdadeira comunidade multicultural de Brooklyn sem precisarem de agarrar nos mesmos lugares-comuns que protagonizam a comédia americana. Para além disto, pegam em assuntos actuais do momento, que merecem ser atacados e satirizados, e utilizam-no de forma eficaz e absolutamente genial, que vão desde a posse de armas sem licença, homofobia, brutalidade policial, racismo, entre outros. 

Neste momento vou na temporada quatro. Existe mais uma completa, estando agora a temporada seis a ser transmitida semanalmente nos Estados Unidos. A minha personagem favorita é Gina Linetti (Chelsea Peretti), a secretária e assistente do capitão da esquadra, uma figura muito dominante e com uma auto-estima que chega para a América inteira e ainda sobra. O desprezo dela pelos outros, que considera inferiores devido à sua inteligência fora do comum, fornecem momentos h-i-l-a-r-i-a-n-t-e-s. Para além dela, o próprio Capitão Raymond Holt (Andre Braugher) é também um favorito; protagoniza um capitão negro e homossexual, parece não ter expressões faciais para além de uma constante poker face e é uma pessoa extremamente competitiva e também com algum sentido de superioridade.

Outras razões porque considero B99 uma das melhores séries de sempre:
  • A típica imagem do homem negro bruta-montes que gostam muito de apadrinhar na televisão é substituída por Terry (Terry Crews), o sargento imensamente musculado que representa o pai sensível, devoto às suas filhas e um grande amante de iogurte;
  • Dentro das piadas feitas ao longo dos episódios, fazem-se comentários que podem parecer sexistas, homofóbicos ou racistas mas que são imediatamente notados pelas personagens que os dizem, afirmando que "foram longe de mais" ou "não era isto que eu queria dizer, peço desculpa", mostrando à audiência o que não deve ser dito e feito através do humor;
  • Duas das personagens principais são mulheres latinas e não cumprem, de todo, o papel estereotipado ao longo dos anos; Amy Santiago (Melissa Fumero) é uma workaholic que adora ler e ter tudo organizado, enquanto que Rosa Diaz (Stephanie Beatriz) é a badass da série, a figura de que todos têm medo e que raramente sorri para quem quer que seja. 

Não consigo dizer mais sem explicar a série toda. Acho que têm todas as bases para saberem o inicial, se vos interessar alguma vez começar a ver. Deste lado, estou completamente viciada e já não me ria assim com um programa de televisão há muito, muito tempo. Entendo agora a ofensa nas redes sociais quando a FOX cancelou a série, pois seria realmente uma grande perda para o mundo televisivo se Brooklyn Nine-Nine terminasse. 

Se acompanham a série, digam-me quais são as vossas personagens favoritas! 👮❤

Trailer: Youtube
Temporadas: 5 (6 está neste momento no ar na NBC)
Onde ver em Portugal: TVSéries


SEGUE-ME NAS REDES SOCIAIS

10 comentários

  1. É uma daquelas séries que tenho muita curiosidade em começar a ver. No outro dia abri um dos episódios, vi e gostei bastante, mas entretanto surgiram outras!

    My Own Anatomy 💫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena, na minha opinião. Cada episódio surpreende e, pelo menos até agora, ainda não se tornou maçador para mim :)

      Eliminar
  2. Também vi esse vídeo que falaste e fiquei com a pulga atrás da orelha para ver essa série! E ela está lá nos favoritos mas aguarda o momento certo para a ver.

    Já que disseste que gostas de séries de comédia, deixo-te a minha preferida: The Middle (No meio do nada). Opah eu adoro essa série, foi ela que me acompanhou num dos períodos mais difíceis da minha vida. Basicamente é sobre as aventuras de uma família completamente disfuncional. Por vezes eles fazem cada coisa que só visto... :D

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que ver se começo essa série então. É muito difícil haver uma série de comédia que me conquiste completamente ao ponto de a querer sair. A maioria, como a "Teoria do Big Bang" e assim, acabo por preferir ver episódios soltos na televisão do que propriamente querer acompanhar como deve ser. Mas vou tentar essa :)

      Eliminar
  3. Não conheço mas fui espreitar o trailer e parece-me muito bem. Ando a precisar de algo leve e cómico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes! É uma série que me conquistou, mesmo :)

      Eliminar
  4. Tenho acompanhado alguns episódios soltos na Fox Comedy e não podia estar mais rendida. Porque é, de facto, uma série hilariante! Quero muito começar a vê-la do início *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu considero a série tão boa que eu nem te consigo dizer qual é a melhor temporada! Acho que eles melhoram-se a si mesmos sucessivamente e é impossível para mim escolher a que mais me fez rir. Acho que vale mesmo muito a pena, fiquei rendida :)

      Eliminar
  5. não conhecia!! Fiquei com a pulga atrás da orelha porque sou realmente difícil de agradar em matéria de séries de comédia :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se começarem a ver, espero que gostem! Como é óbvio pela publicação, acho que vale muito a pena ;)

      Eliminar