12.10.18

Quatro meses depois, o blogue está de volta (e eu também)



Enquanto escrevo isto, não consigo deixar de sentir uma espécie de alívio quase gutural por finalmente voltar ao blogue. Outubro é um dos meus meses favoritos. A descida das temperaturas, as primeiras folhas a cair e, por norma, as primeiras chuvas. Esta semana fiquei com frio, pela primeira vez em quatro meses, dentro de casa. Tive que ir buscar meias e, inclusive, enquanto escrevo isto, estou aconchegada no meu primeiro casaco da estação. Acho que esta descrição descreve um pouco como me estou a sentir: confortada. 

Por voltar. E por estar no princípio do fim. 



O ditado da galinha da vizinha nunca se aplicou tão bem a certas alturas desta minha pausa. Enquanto estive activa aqui no blogue, tinha épocas onde a criatividade custava a falar comigo, muitas vezes por causa da saturação que impunha a mim mesma ao publicar constantemente e, todos os dias, sentir a necessidade de pensar no que publicar, no que escrever, como inovar. A partir do momento em que me obriguei a parar e a focar-me noutras coisas - e se não estão familiarizados com o porquê, deixo-vos a justificação aqui, foi um absurdo de ideias que surgiram para o blogue, e uma necessidade de fugir à escrita minuciosa da tese, simplesmente com o intuito de escrever algo mais leve, mais fácil, mais tudo.  

Ainda não estou liberta da tese. Faltam as correcções e a derradeira apresentação. Mas a partir do momento em que entreguei o rascunho oficial de tudo, deparei-me com um sentimento avassalador e, confesso, algo assustador: liberdade. Para a próxima etapa da minha vida, para os desafios que me esperam, e também a possibilidade de fazer aquilo que eu quiser sem me sentir culpada por não estar 100% focada no meu projecto. 

Novos projectos, novas ideias e novas interacções


Tive muito tempo para pensar naquilo que ia fazer com o By the Library a partir de agora. Nada de muito espalhafatoso, pois o princípio e a mensagem continuam a ser os mesmos. Vou certamente continuar a falar sobre livros, sobre cultura e sobre as grandes artes. Mas estou numa altura da minha vida, provavelmente grandemente aumentada pelo meu ego por ter acabado de escrever 100 páginas, em que me quero desafiar e modificar a forma como faço chegar a minha mensagem até esse lado. 

Algumas das coisas que vêm aí posso já partilhar com vocês:
  • O blogue fez dois anos em Agosto e eu, mais uma vez, deixei a data passar. Ainda não sei como vou celebrar isto com vocês, mas sei que o quero fazer rapidamente. Um giveaway de um livro, talvez? De que género é que gostavam que fosse?
  • Ensinamentos, desafios e dicas que vos podem ajudar na vossa tese. Não que eu seja a melhor pessoa para vos ajudar, quando 90% das vezes era eu a precisar da vossa ajuda, mas, de facto, eu escrevi aquela porra, e posso pelo menos dar a minha perspectiva sobre o que aconteceu. 
  • Mais reviews de todos os livros que eu li no Verão e dos que vêm aí. Tenho sempre alguma preguiça em escrevê-las, mas agora sou uma pessoa semi-organizada e quero trazer ainda mais conteúdo literário para o blogue. 
  • Mais publicações sobre viagens e/ou visitas que vou fazendo, nomeadamente a restaurantes ou espaços culturais de interesse. Quero muito focar-me nesta parte, e tenho algumas ideias que espero concretizar num futuro próximo!
  • As entrevistas sobre mulheres incríveis devem continuar. O SHE FOR SHE foi o meu projecto querido, que comecei quando este blogue ainda era chamado She Writes, mas que foi posto de lado quando tive que lidar com a minha ansiedade. Agora que me sinto melhor, estou pronta para continuar com estas entrevistas, oferecendo-lhes um pequeno twist que (ainda) é segredo.
  • Mais colaborações com outros bloggers e ideias que vos incluem a vocês, leitores. Há pelo menos uma grande ideia a fermentar que acho que pode vir a ser do vosso interesse e sim, está relacionada com livros!




Como podem ver, ideias não me faltam. Tenho todo um novo lado criativo, entusiasmado e pronto para enfrentar os desafios que se seguem, e sei com toda a certeza que a escrita, seja através do blogue, seja através da ficção, vai prosseguir comigo. 

A verdade é que estes quatro meses - e em especial os últimos dois - funcionaram como uma espécie de prisão. Privei-me de ler mais livros, de ver mais filmes e séries, três factores que contribuíram sempre com a minha inércia, por muito bons que fossem a nível criativo e cultural. Permiti-me a continuar a sair com amigos, porque continuo a ser uma pessoa que precisa imenso de companhia para conseguir aguentar várias horas entregue à escrita. Mas o facto de não ser tão procrastinadora nas minhas actividades funcionou como uma prisão, sim. E como em todas as prisões, existe muito tempo para pensar, ali no meio, naquela pausa quando já nos doem os olhos de tanto olhar para o ecrã do computador. Nesse tempo, pensamos em todas as coisas que queremos fazer quando saímos em liberdade. E é nesse ponto, actualmente, que estou. Nas coisas que vou começar a fazer por ter finalmente acabado uma etapa tão difícil, tão demonizada por mim. 

O princípio do fim. E o início de tudo. 


Espero que estejam tão felizes quanto eu pelo regresso do blogue. Já tenho alguns rascunhos escritos para a próxima semana e conto com o vosso feedback - e as vossas leituras, claro! - para me acompanharem nesta nova fase da minha vida. E que saudades eu tinha de escrever aqui! ❤


SEGUE-ME NAS REDES SOCIAIS

14 comentários

  1. Bem-vinda de volta, tive saudades de te ler por aqui :)

    ResponderEliminar
  2. Yesssss bem-vinda de volta!! ♡
    Ai siiiim por favor fala sobre a tese, quando chegar a minha altura vou estar a falecer :D
    Estou super entusiasmada para o que vem aí!! ♡♡
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa! ♥♥
      Todos nós falecemos um bocado quando chega a altura da tese. Vou fazer o meu melhor em falar da minha experiência! Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Fiquei tão feliz por abrir o teu By the Library e ver que havia uma nova publicação! Enquanto me for possível, diariamente, faço questão de passar pelos blogues que sigo e o teu não era exceção, mesmo sabendo que a tese te iria roubar de nós. Ainda bem que estás de volta, porque é sempre um enorme gosto ler-te :)
    Adorei as novidades, sobretudo, o regresso do She for She, porque projetos desta magnitude fazem toda a diferença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhh, obrigada Andreia! ♥♥♥ As tuas palavras são sempre aconchegantes no coração. Eu não tive muito tempo para ler as publicações dos bloggers que sigo, confesso, mas planeio ler alguns agora que tenho algum tempo disponível :)
      Obrigada por tudo isto que disseste e muito mais. Sempre uma querida!

      Eliminar
  4. Ainda bem que voltaste! 💛🙏🏻

    ResponderEliminar
  5. Só conheci agora o teu blogue mas fiquei fã e já estou a seguir :)
    Estes planos parecem-me óptimos - sobretudo porque são aquilo que tu queres que o teu blogue seja. Fico a aguardar novidades :)

    ResponderEliminar
  6. Bem vinda de novo! Não sabia que já tinhas voltado, mas irei “devorar” as publicações que fizeste a seguir a esta. Beijinhos 😘

    www.bycarolina.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lentamente a voltar para a blogosfera depois do merecido descanso! Muito, muito obrigada pelo carinho e apoio! :) um grande beijinho

      Eliminar
  7. Bem vinda de novo! Confesso que já tinha imensas saudades de ler as tuas reviews dos livros, das séries, dos filmes, tudo. De vez em quando abria o teu blogue para ver se havia novo post, ainda bem que voltaste :)
    Venham de lá essas ideias, parecem-me ótimas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, sempre tão querida! ❤ Obrigada, mas a partir de agora já podes esperar novas publicações com mais regularidade, se tudo correr bem :)
      Beijinhos!

      Eliminar

Latest Instagrams

© by the library. Design by FCD.