6 razões para escrever fanfiction

6.2.18



Sim, leram bem. Esta é a publicação que vos vai aterrorizar ou entusiasmar, dependendo do tipo de pessoa que são. Alguns talvez até perguntem em voz alta: "mas o que raio é fanfiction?". Para muitos, é o pesadelo arquivado da nossa adolescência que não pode nunca mais vir ao de cima novamente. Para outros, continua a ser uma experiência agradável enquanto escritores, leitores, espectadores ou até mesmo fangirls/boys. Será que há mesmo benefícios para reescrever as nossas histórias favoritas? 


Nem todas as fanfictions são erótica fácil, atenção. Este pequeno mundo literário, que começou em fóruns estranhos nos recônditos da Internet, tem de tudo um pouco e dá-nos a conhecer, acreditem, autênticas obras merecedoras de reconhecimento. Sim, são baseadas em histórias que já existem e sim, na grande maioria das vezes são apenas desculpas para fantasiar com certos actores a fazerem de certas personagens. 

Como disse, há de tudo um pouco e temos que respeitar as escolhas artísticas de cada um. 😂

Continuo a ser leitora assídua de fanfictions aos 22 anos. Recentemente, e depois de mais de cinco anos sem me atrever a voltar a escrever ficção "em grande", comecei uma fic (short term para fanfiction que vou passar a usar de vez em quando para facilitar vocabulário) ainda não publicada sobre a série The 100 (2014), baseada nos livros de Kass Morgan, que já conta com mais de 12 páginas. E se isso vos parece um pouco infantil, se calhar é necessário relembrar-vos E. L. James, a escritora bestseller do polémico 50 Shades of Grey (2011), cuja história começou como uma fanfiction da saga Twilight (2005-2008), de Stephanie Meyer. Embora nunca tenha lido a trilogia (?) de romance erótico, está à vista de todos o sucesso internacional que a escritora teve, onde tudo começou com o amor de uma fã por uma história sobre vampiros (que brilham

Outros autores também conhecidos são assumidos escritores de fanfiction: Cassandra Clare, a famosa escritora dos livros YA The Mortal Instruments (2007-2014), ficou extremamente popular com uma trilogia dedicada a Draco Malfoy e Harry Potter, da saga de J. K. Rowling. Neil Gaiman, Lev Grossman e Marissa Meyer são outros nomes populares que também se dedicam a esta modalidade da escrita, por isso não se assustem: não é assim tão ridículo como parece.

Mas como isto provavelmente ainda não é suficiente para vocês, deixo-vos aqui 6 razões para todos nós escrevermos fanfiction, esperando inspirar-vos a fazê-lo se tiverem veia de escritores, como eu!


1. É melhor escrever algo do que não escrever nada

I mean... Right? Imaginem que estão escrever sobre os vossos mundos literários favoritos e, do nada, aparece-vos uma ideia brilhante para uma obra nunca antes escrita. Ou imaginem, inclusive, que depois de terminarem a vossa fic, conseguem retransformá-la qual 50 Shades of Grey e voilá, um livro escrito! Deixem-me dizer-vos, inclusive, que as últimas grandes obras do mundo fantástico têm sido recriações e adaptações dos nossos clássicos favoritos: The Lunar Chronicles (2012-2016), de Marissa Meyer, é a saga que conta a história da Cinderella num mundo de ficção científica onde cyborgs existem, e A Court of Thorns and Roses (2015), de Sarah J. Maas, explora muito a dinâmica entre a Bela e o Monstro. E se a vossa história começar da mesma forma?


2. A desculpa ideal para melhorar a vossa escrita 

Uma das vantagens que mais notei quando comecei a escrever fanfiction foi o quanto melhorei o meu vocabulário e argumentação. Durante muitos anos escrevi em português, mas tenho vindo a experimentar escrever em inglês também, o que tem sido bastante interessante pois tenho notado um progresso enorme comparativamente há uns anos atrás. Independentemente da língua que escolhem, é indubitável que vão estar a progredir enquanto escritores - quanto mais escrevemos, melhores ficamos, e fanfiction é a perfeita oportunidade para trabalharmos em nós e na nossa escrita.


3. Escrever de forma gratuita (!!)

Acho que uma das coisas que mais adoro nisto tudo é simplesmente conseguir ler autênticos livros sem ter que pagar nada por isso. Basta entrarem num website completamente dedicado a fics, como o Archive of Our Own ou o Fanfiction e pronto, já está. Mas a experiência não é positiva apenas enquanto leitor - é só pensar que enquanto escritores, estamos a publicar short-stories, long-stories, whatever-stories numa plataforma gratuita, o que acaba também por estar relacionado com o ponto seguinte, que é receber críticas e opiniões também de graça, sem editoras, custos de publicação e que mais.


4. Feedback & Anonimato

So you want to be a writer. Há muitos anos que escreves, mas não tens a certeza se foste feito para ser escritor. Nem sequer sabes se tens estofo para escrever grandes histórias com mais de 300 páginas. Se calhar também és uma pessoa insegura, cujo medo de falhar e desiludir o leitor acaba por te impedir de seguires em frente e simplesmente continuar a escrever, sem impedimentos. Fanfiction é a desculpa perfeita para dar um fim a esse terror de não sermos bem sucedidos! Podemos escolher permanecer anónimos, se assim o desejarmos, mas mais do que tudo temos o feedback de uma comunidade enorme de leitores que escolheu a nossa história para ser lida.


5. O final perfeito para o livro-desilusão 

Quantas vezes é que demos por nós, no final de um livro ou até mesmo de uma série ou filme, completamente desiludidos com o final? Ou irritados com a escolha amorosa da personagem principal? Ou com a falta de desenvolvimento numa das nossas personagens favoritas? 

Sim, minha boa gente, fanfiction é a solução de todos os nossos problemas. Um dos melhores exemplos que vos consigo arranjar vem dos livros de Harry Potter; a verdade é que houve imensa gente que ficou desiludida com a escolha de J. K. Rowling em escolher Ron Weasley como interesse amoroso de Hermione. Depois disso, choveram rios e rios de tinta - física e digital, eheh - para que Hermione acabasse com Draco e  foi a fanfiction que ajudou a apaziguar essa mágoa de infância de muita gente. Por isso escrevam o vosso final feliz, não se preocupem com o que as outras pessoas possam pensar porque de certeza que alguém concorda com vocês e quer, realmente, ler o vosso trabalho.  


6. Uma história é sempre uma história!

A verdade é que adoro esta nova tendência no mundo literário, onde podemos ir buscar os clássicos da nossa infância e transformá-los numa nova obra, com um novo mundo e novas personagens. Muitos serão contra isso mesmo, argumentando que já não há originalidade para produzir conteúdo novo, mas a verdade é que acredito no poder da inspiração e acho que, quando dizemos abertamente que este livro ou aquela saga foi algo em que nos baseámos, estamos a dizer a verdade e não devemos ser criticados por isso. 

No que toca a fanfiction, é bastante necessário reforçar que estamos, sem sombra de dúvidas, a criar a nossa própria história, pois estamos a introduzir uma nova acção, uma nova localização, ou um universo alternativo que não existem na história original. Estamos a produzir conteúdo digno de qualquer escritor, e acho que não nos podemos esquecer disso, nem que o estejamos a fazer por diversão e sem nenhum grande objectivo se não o de escrever sobre o livro/série/filme que adoramos.



E pronto, aqui ficam as 6 razões para escrever fanfiction! Apesar de continuar a ser um pequeno canto escondido na Internet, principalmente conhecido entre utilizadores do Tumblr, não deixa de ter os seus benefícios e zonas de interesse. Acima de tudo, adoro escrever fics pois escrevo sobre as minhas personagens favoritas e suas histórias, ao mesmo tempo que progrido enquanto escritora!

Confessem: já escreveram (ou escrevem) fanfiction? ❤

Comenta aqui!

  1. Escrevi dois fanfics de Harry Potter quando o volume d'A Ordem da Fénix ainda não tinha sido lançado xD Tinha 12 ou 13 anos, algo assim. Só mostrei a uma amiga minha, mas que me diverti a escrevê-los lá isso me diverti – mas nunca seria capaz de publicar na Internet, mesmo anonimamente (muita vergonha).

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal termos vergonha de publicar algo que fomos nós que fizemos, com medo das críticas e assim. Mas acho que se alguma vez o voltares a fazer, que não deves ter medo de publicar, pois é algo perfeitamente normal :)

      Eliminar
  2. Já escrivi pequenos contos e livro que nunca chegaram a ser livros ( porque ainda não me comprometi 100% a um, e uma pessoa quando não se compromete 100% com uma ideia acaba por perdê-la), mas nunca escrevi fanfics, e o teu post convenceu-me a começar a fazê-lo. Fiquei demasiado confortável com a ideia de escrever textos para o meu blog que ultimamente não tenho explorado outras formas de me exprimir através da escrita, e quero mudar isso :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro! Adoro explorar diferentes alternativas para as minhas séries e/ou livros favoritos, e adoro ter controlo da narrativa ao mesmo tempo que exploro histórias que simplesmente adoro! :)

      E percebo a parte de não nos comprometermos com o livro que estamos a escrever, também já escrevi imensas histórias que foram quase livros, mas não coloquei esforço e motivação suficiente no que estava a fazer.

      Eliminar
  3. Escrever é sempre válido, independentemente do assunto ou do formato. E acho que se temos esse gosto, qualquer ideia é maravilhosa para nos desafiarmos. Porque também acredito que melhoramos imenso ao fazê-lo.
    Nunca me aventurei pelo mundo das fanfics, mas talvez ainda o venha a fazer. Apresentaste 6 boas razões para isso :D

    r: Concordo totalmente contigo! Acho que se as pessoas pararem para observar, vão descobrir que o nosso país é lindíssimo

    Acredito, sobretudo por essa relação tão próxima que tens à cidade. É mesmo *.*

    ResponderEliminar
  4. Adoro, adoro, adoro o mundo das fics! Sou suspeita, tendo acabado de escrever um post sobre isso mesmo, mas acho que devias experimentar :)

    ResponderEliminar
  5. Excelente temática para um novo artigo! Sentia saudades do teu conteúdo, Sónia, encontrar-te com um blog literário mantém o orgulho! A partir de 2012, aventurei-me no mundo das fanfics e consegui gerar uma comunidade que apreciava imenso as minhas histórias. Conseguíamos entregar-lhes o que queriam. Escrevia em português, mas também em inglês e, apercebi-me que isso ajudou-me IMENSO a complementar as minhas competências linguísticas. Para além de nos permitir divagar no nosso próprio universo, conseguimos adaptar diversas personagens para universos paralelos absolutamente encantadores. É a magia e o poder da escrita. Escrever para fandoms é gratificante, como comunidade que adora o mesmo que tu, apoiam-te imenso e escrevem cada comentário... Hahaha, de rir. Consegui gerar amigos virtuais também, leitores que instigam o contacto. Mas, em 2016, abandonei esse mundo. Uma longa história, claro. Mas mantém-se no meu coração como uma fase importante dessa adolescência e, consequente, da minha vida. Mas sim, existe imenso conteúdo de qualidade, conheço casos de obras impecáveis e algumas adaptações a livros, em editoras pequenas. Existem tantos géneros, tanto para explorar, encontras tudo sobre tudo da narrativa que aprecias. Gostei imenso da introdução, recorda-me do sucesso que pessoas alcançam através disso. Fazes muito bem em integrar-te nesse mundo! Para além de ocupar-te de um modo saudável, complementa-te imenso em termos de escrita (tanto criativa como formal) e eu apercebo-me disso quando escrevo para o meu blog. É o resultado de um longo processo! É uma realidade paralela, haha. Gostei imenso do teu post, aliás, adorei-o! <3

    swacre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau Sara, nem sei bem o que dizer! Um grande obrigada por este comentário enorme, por me teres mais ou menos (re)encontrado na blogosfera e por todos esses elogios tão queridos!

      E sim, sem sombra de dúvidas o mundo das fanfictions é do mais interessante que pode haver. Acho que é uma excelente oportunidade onde acabamos por juntar dois objectivos: o nosso amor pela ficção e a nossa ambição em nos melhorarmos enquanto escritores. Também criei imensos amigos virtuais através das fandoms e das fanfictions, ainda falando regularmente com alguns deles, inclusive. Para mim só tem benefícios, tanto quanto escritora como leitora :)

      Mais uma vez, MUITO obrigada por este comentário. Fica no coração :')

      Eliminar

Latest Instagrams

© by the library. Design by FCD.