18.1.18

101 Bookstagram: Dicas & Inspirações


Acho que finalmente posso dizer que estou a levar o conceito book blogger para outro nível. Depois de muito ponderar nos últimos meses, finalmente criei um bookstagram! A minha conta pessoal no Instagram, @soniaropinto, já andava há muito a ser uma mistura estranha entre livros e momentos do meu dia-a-dia, pelo que resolvi separar as águas e ficar com uma conta pessoal e uma dedicada ao mundo literário. Para isso, pesquisei muito e li uns quantos artigos úteis para começar da melhor forma, pelo que resolvi partilhar também convosco, fellow bookworms que gostam desta combinação maravilhosa: livros + Instagram. 💛



Primeiro que tudo, e em jeito de disclaimer pessoal, é necessário dizer-vos que não considero o Instagram apenas uma rede social com o objectivo de ter milhões de likes e seguidores. Para mim, é antes uma plataforma onde posso melhorar a minha fotografia, apreciar o trabalho das outras pessoas e criar uma espécie de comunidade onde apreciamos e partilhamos o nosso conteúdo e o dos outros. 

Dito isto, pensei muito antes de criar um bookstagram, não propriamente por uma razão do outro mundo, mas porque desde 2013 que só existe uma conta minha no Instagram, passando também a ser através dessa que partilhei o meu conteúdo enquanto blogger e onde formei a minha espécie de comunidade com quase 700 seguidores (agora é mais 650 graças à porra, ahem, do algoritmo, mas semânticas). Durante muito tempo considerei simplesmente continuar a tirar fotografias a livros e partilhar no @soniaropinto, mas depressa comecei a perceber que o que eu queria era um espaço onde só houvesse literatura, pessoas que, como eu, querem fazer arte ao tirar fotografias e falar sobre o que estão a ler, numa espécie de micro-blogging que cada vez mais me interessa e gosto.



Foi assim que nasceu o @readingwithsonia, o meu cantinho dedicado a livros. 

Basicamente, através do bookstagram ficamos a conhecer uma carrada de livros novos graças a outros utilizadores. Acaba por ser uma versão aprimorada do Goodreads - sem nunca descurar essa plataforma, que todos os bookstagrammers continuam a utilizar religiosamente - onde o visual ganha em relação ao conteúdo: quanto mais visualmente atraentes forem as fotografias, mais há probabilidades de nos seguirem regularmente no Instagram. É tipo ciência comprovada, ou algo do género. 

Para entrar a 100% neste mundinho, decidi pesquisar uns quantos artigos que me pudessem dar dicas fundamentais para a criação e manutenção de um bookstagram. Não é preciso uma tese de mestrado para criarem uma conta de Instagram, obviamente, mas há muitas sugestões úteis que vos podem ajudar a melhorar o vosso conteúdo. Eis então o que encontrei, esperando que vos ajude tal e qual como me ajudaram a mim:

  • 12 Bookstagrammers' Tips for Success - O blogue da Page Anchor, uma empresa que vende marcadores em aço, no formato de uma âncora, lindíssimos, publicou um artigo onde 12 utilizadores do Instagram se juntam para desvendar como ter sucesso enquanto bookstagrammer;
  • How to Fabulously Get Started on #Bookstagram - Adoro seguir este blogue, Paper Fury, pois a blogger junta sempre o útil ao hilariante, garantindo que todas as suas publicações sejam divertidas e interessantes, pelo que li religiosamente estas dicas de como criar um bookstagram;
  • 101 Guide to a Sucessful Bookstagram - Sigo esta blogger no Instagram há já muito tempo, mas não conhecia o seu blogue. Aqui, foca-se mais em dicas de fotografia e como podemos transformar o nosso trabalho com a ajuda de adereços e decorações;
  • 12 #Bookstagram Life Hacks That Will Change Your Life Into Gloriousness - Também da blogger por detrás de Paper Fury, compila uma série de sugestões que podem tornar o bookstagram mais fácil para nós, aspirantes à glória e beleza do Instagram. 

Por último, e porque ainda me considero muito bebé neste mundo para vos dar as minhas próprias sugestões, deixo-vos aqui umas quantas inspirações literárias - bookstagrams lindíssimos, daqueles que nos fazem suspirar e sonhar por estantes repletas de livros e uma imensidão de talento para fotografia. Estas contas são, simultaneamente, as que considero as minhas favoritas no mundo dos bookstagrammers, esperando inspirar-vos e ajudar-vos na vossa demanda virtual. 

Aqui ficam:

@silkreads


@lottelikesbooks


@stefiereads


@elathebookworm


Se quiserem, sigam a minha nova conta de Instagram. Ou... Bookstagram? 😝
De qualquer das formas, aqui fica: @readingwithsonia 


10 comentários

  1. Sigo a tua conta e tenho adorado as fotografias que tens tirado! Acho este conceito bastante interessante, ou não fosse apaixonada por leitura e fotografia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aw, muito obrigada Andreia! Estou longe de ser uma profissional, mas prometo a mim mesma melhorar todos os dias no que toca à fotografia. Gosto especialmente do conceito dos bookstagrams porque temos que ser criativos e trazer a uma simples fotografia uma carrada de adereços e ligações, acabando por tornar tudo muito mais interessante :)

      Eliminar
  2. Adoro livros e fotografia, por isso vou já passar pela tua conta!
    Beijinhos
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Espetacular!!! Adorei o post! Vou espreitar!

    http://bolhadesabao10.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fiquei tão contente quando soube que tinhas criado um bookstagram, Sónia, que não hesitei a carregar no Seguir. Para além de acompanhar, religiosamente, as tuas reviews literárias aqui pelo blogue, agora posso inspirar-me com as tuas fotografias, que têm sido incríveis. Parabéns por esta novidade. Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, és demasiado querida comigo, não mereço tanto! Muito obrigada por essas tuas palavras tão doces. Espero ter ainda mais tempo para brincar com o bookstagram, mas é mesmo daquelas modernices virtuais que adoro e quero continuar a usar :)

      Eliminar
  5. Adoro as fotografias dos bookstagrams que mencionaste! Já sigo a tua conta especialmente dedicada aos livros e é uma delícia de ver :) Parabéns!

    It's Ok

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© by the library. Design by FCD.