CHRISTMAS // 5 Filmes para Nostálgicos Pelos Anos 90

18.12.17



Estava com algum receio de não trazer nenhuma publicação de Natal para o blogue, pois tenho andado algo stressada, tentando saber lidar com alguns problemas pessoais de que vos falei há pouco tempo por aqui.

O Natal é das minhas festividades favoritas e, como tal, apetece-me sempre uma boa sessão de cinema para aconchegar o coração. E embora eu adore filmes situados na época natalícia, a verdade é que nesta altura também me apetece uma trip down memory lane, repleta de filmes dos anos 90&00, não fosse eu uma dessas jovens nostálgicas que nasceu em 95. Assim sendo, trago-vos hoje uma lista de 5 filmes para os nostálgicos pelos anos 90 que querem sentir o Natal de forma diferente.



1. NANNY MCPHEE (2006)


Embora Mary Poppins (1964) seja o grande clássico deste género de filmes, a verdade é que Nanny Mcphee sempre foi o filme do meu coração. Nanny Mcphee (Emma Thompson) é a ama misteriosa que aparece na casa de Mr. Brown (Colin Firth), passando a tomar conta dos seus sete filhos, todos eles extremamente mal comportados e dedicados a expulsarem todas as amas contratadas até então. A ama tem poderes mágicos, conseguindo controlá-los entre doçura, rigidez e muita diversão. 

As crianças começam a aperceber-se também que, à medida que se vão comportando devidamente, Nanny Mcphee vai perdendo certas características físicas que a fazem feia, terminando o filme com uma ama bonita, descansada com a noção de que fez o seu trabalho ao educar as crianças. Um filme divertido, muito doce e perfeito para ver em família. 

2. JUMANJI (1995)


Dos meus filmes favoritos de sempre durante a minha infância! Com o fantástico Robin Williams, esta história era sempre uma mistura de horror e excitação quando a via e revia na televisão (na altura em que os canais nacionais não viviam de tours de pimbalhada pelo país fora...), passando a ser um clássico de nostalgia no meu coração. 

Duas crianças descobrem um jogo de tabuleiro perdido no sótão e, quando começam a jogar, soltam um homem que estivera preso dentro do próprio jogo durante vários anos. Quando o fazem, contudo, soltam também uma série de perigos sobrenaturais que vão sendo inseridos no mundo deles à medida que vão surgindo novas jogadas, cabendo a eles e a Alan Parrish (Robin Williams) acabar o jogo e impedir que as criaturas dentro do jogo venham para ficar. 


3. THE PRINCESS DIARIES (2001)


Quando era miúda sonhava em ser uma princesa como a Mia (Anne Hathaway), desejando secretamente que aparecesse uma avó secreta que me dissesse que, um dia, ia ser rainha de um país inteiro. Na verdade, fiquei muito triste quando nenhuma das minhas avós apareceu com uma herança maravilhosa como esta. Como assim tenho que ser pobre e banal?!

Esta história é um clássico dos anos '00, onde rimos e chorámos com as transformações, desafios e aventuras pelas quais a futura princesa de Genovia passou. Adorámos a relação que a rainha Clarisse (Julie Andrews) passou a ter com a neta, a excitação dos amigos com a nova vida de Mia e os romances de sonho - principalmente quando saiu o The Princess Diaries 2 (2004) e descobrimos que Chris Pine era lindo de morrer e o príncipe perfeito, tanto para a Mia como para nós.


4. THE MASK (1994) 


O filme que me fez apaixonar por Jim Carrey para todo o sempre. Apesar de achar que Liar Liar (1997) também é um clássico merecedor de fazer parte desta lista, The Mask foi dos filmes que mais me fez rir na minha infância, imaginando sempre a figura tresloucada e verdadeiramente cómica de Carrey com a máscara verde, rindo-se como um louco.

Para quem não se lembra, Stanley Ipkiss (Jim Carrey) é um banqueiro que se sente fracassado e desprezado por toda a gente. Uma noite, enquanto está a caminho de casa, descobre uma máscara que o chama a atenção. Quando a coloca em casa, a máscara parece transformá-lo completamente: passa a ter super-poderes, a ter mais confiança e com características... Loucas, sim. Mesmo muito loucas. Numa tentativa de conquistar a dançarina e cantora Tina (Cameron Diaz), Ipkiss acaba por se meter em sarilhos e é perseguido pela polícia.


5. GEORGE OF THE JUNGLE (1997)

Brandon Fraser não só foi o meu Tarzan, como foi também uma das minhas primeiras paixonetas quando era miúda. Adorei toda a saga de The Mummy (1999) e cada vez que aparecia na televisão, era toda uma Sónia perdida em excitação. Pelo que acho que é plausível quando vos digo que a história sobre a marca branca do Tarzan, aka George dos abdominais definidos e um sorriso que vai entre o sedutor e o brincalhão, foi das minhas favoritas quando era mais nova (sim, com 12-13 anos, altura em que vi isto, parece-me, já era uma criatura muito thirst e com demasiadas paixões platónicas). 

O George teve um acidente de avião quando era criança e sobreviveu, vivendo selva depois de ser adoptado por um gorila. Ursula Stanhope (Leslie Mann) é salva por George de uma situação de morte certa, e ambos passam a viver juntos na selva durante algum tempo. Ursula ensina a George a como relacionar-se com outros humanos, regras de etiqueta e boa educação e, quando vêm buscar Ursula, esta leva George para os Estados Unidos. É, é isso mesmo... Marca branca do Tarzan!

Também têm por hábito procurarem filmes menos natalícios e mais virados para a nostalgia no Natal? Já viram alguns destes filmes? Adoraram-nos tanto quanto eu?

Comenta aqui!

  1. Respostas
    1. Yaaaay! Todos eles marcaram mesmo a minha infância :')

      Eliminar
  2. r: Concordo contigo! O filme está mesmo fabuloso, e essa parte é verdadeiramente mágica *.* por acaso, já tenho saudades de o rever

    Somos duas então :D

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É mesmo daqueles filmes que deixam marcas na nossa infância :)

      Eliminar
  4. Confesso que filmes de Natal não fazem muito o meu género mas gostei do Jumanji, claro.

    Visita: A Vida De Diana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum destes filmes é natalício, simplesmente são filmes da minha infância que gosto de ver na época de Natal.

      Eliminar
  5. George of the Jungle é de facto um dos nostálgicos :)

    Jumanji já não vejo há muito mas quero rever porque com o trailer do novo filme que não me diz nada, deu me saudades do clássico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, ainda nem vi o trailer do novo filme de Jumanji! O cast chama-me a atenção, mas tenho o primeiro filme num lugar tão bom na minha memória que tenho medo de estragar isso no caso do Jumanji 2 ser mau :)

      Eliminar
  6. Feliz Natal, com muito amor 💛

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© by the library. Design by FCD.