14.8.17

mini-férias no interior do alentejo

Mina de São Domingos, 7750-135 Achada do Gamo, Portugal

Isto foi a escapadela perfeita para quatro pessoas. Aproveitámos um fim-de-semana de calor intenso e fomos descobrir o nosso Portugal. Pela primeira vez fugi das praias e das cidades históricas e fui dar por mim em pleno Alentejo.

Juntamente com mais um casal amigo, eu e o Daniel ficámos a conhecer a aldeia Mina de S. Domingos, no concelho de Mértola, um sítio muito tranquilo que serviu perfeitamente para três dias de descanso.

UM HOTEL COM BOA COMIDA E MUITAS ESTRELAS

Ficámos no Alentejo Star Hotel, pertencente à cadeia Duna Parque Hotel Group e que nos encantou rapidamente pela relação qualidade-preço e a paisagem à volta. O hotel acaba por ser um antigo palacete totalmente restaurado, pelo que em algumas divisões conseguimos observar pequenos detalhes da antiga arquitectura que dão uma certa elegância e requinte à nossa estadia, como a zona da biblioteca ou do restaurante.

O restaurante Seppia foi das melhores surpresas que tive enquanto estive alojada no hotel. Para além do pequeno-almoço yummy, tivemos a oportunidade de jantar lá na última noite antes de irmos embora. Nós raparigas adoramos a nossa escolha: um risotto de gambas delicioso. Sou bastante simples no que toca a comida, mas a verdade é que para um restaurante com 4 estrelas estava à espera de uma melhor apresentação do que aquela que veio para a mesa, como podem ver na foto abaixo, maaaas é seguro dizer que se tratou de um daqueles pratos que apesar de não terem muito bom aspecto, valem sempre por o quão bem sabem.

Para além da piscina fenomenal, com uma área muito verde, cheia de sombras e espreguiçadeiras que quase nos fizeram esquecer os +40º que se fizeram sentir durante a tarde, uma das coisas que se destacou no hotel foi o observatório... Que me desiludiu bastante. A nossa pequena visita ao observatório custou-nos 10€ por quarto e acabámos por ver dois planetas e um conjunto de estrelas, algo que sem dúvida deveriam melhorar porque acabei por me sentir um bocadinho enganada depois de ter pago essa quantia e ter estado no observatório apenas durante meia-hora.

Tirando esta pequena desilusão, o hotel tem condições excelentes e está localizado num sítio indicado para pessoas que queiram fugir a grandes multidões e que procurem alternativas a praias de mar salgado e cidades cheias de gente. Para três dias, garanto-vos que quase me esqueci estar numa aldeia pois, com a ajuda da praia fluvial que se encontra mesmo ao lado do hotel, a verdade é que o fim-de-semana passou a correr.

Sou apaixonada por água, mas tenho sempre receio do sítio onde vou mergulhar. Já vi demasiados rios com águas poluídas e duvido sempre de municípios que falam de praias fluviais, pois nunca sei se se trata de publicidade enganosa para turismo fácil ou não. A Praia Fluvial da Tapada Grande foi também uma surpresa agradável, não só pela água límpida e fantástica, como também pela série de actividades, que têm como intuito promover o turismo na zona e dinamizar a praia em si.

Os rapazes aproveitaram logo o sábado de manhã para fazer kayak, e o feedback foi positivo pois garantiram-nos que se divertiram imenso. No nosso último dia, nós os quatro agarrámos numa gaivota e fomos fazer um passeiozinho à volta da praia, algo que me trouxe muitas lembranças pois já não andava numa coisa destas desde que era miúda e ia para Quarteira.

6 comments

1. Nunca visitei as Minas de S. Domingos e na verdade nem conhecia. Essa praia fluvial é que me pareceu bastante interessante! :)

ReplyDelete
  2. Fiquei com vontade de conhecer só pelo teu post! Como é bom ter fins-de-semana assim :D
    Realmente tenho que concordar que para um hotel de 4 estrelas merecia mais apresentação mas de qualquer das formas parece delicioso!

3. Ai, as fotosss! Tão giras

ReplyDelete
  4. Nunca visitei essa aldeia, mas gosto imenso do Alentejo por ser um escape em relação às multidões no mês de agosto, como referiste. Para três dias parece-me que aproveitaste muiiito bem.

Ps: adorei as fotos!!

5. Confesso que as minhas primeiras escolhas são aldeias como esta que visitaste. Talvez por ter praia tão perto, evito-a em tempo de férias e procuro o interior.
    Não conheço a aldeia, mas gostei muito da descrição e das fotografias. É, sem dúvida, um local a visitar num futuro próximo :)

ReplyDelete
  6. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

© by the library. Design by FCD.